O período compreendido entre a final do Novo Basquete Brasil e o início do Campeonato Paulista sempre reserva muitas surpresas e grandes ansiedades para a maior parte da torcida Francana.
Neste ano de 2010 não foi diferente. As eleições da diretoria foram antecipadas em um mês, para que o novo presidente pudesse cuidar pessoalmente das renovações e contratações de novos atletas e principlamente a renovação com o patrocinador. E as notícias estão cada vez melhores para a torcida. Foi assinado na manhã de hoje a renovação do patrocínio com a empresa de telefonia VIVO até 2014. Com isso a diretoria que já vinha fazendo anúncios em sites de relacionamentos das novas contratações e das renovações, deve investir em pelo menos mais um atleta para compor os já "fechados" pro elenco.
Vejamos a retrospectiva, com início na eleição da nova diretoria:
Nova diretoria assume o comando nesta quarta
Publicada dia: 01/06/2010
Posse está marcada para as 19 horas
A nova diretoria do Franca Basquetebol Clube, chapa de situação eleita no último dia 19 de maio, será empossada amanhã, dia 2 de junho. O evento está marcado para esta quarta-feira, as 19 horas no Clube Amazonas, da empresa que co-patrocina o time. Ao lado da Amazonas está a Vivo, patrocinadora oficial da equipe, a FEAC (Fundação de Arte, Esporte e Cultura), entidade municipal responsável pelo repasse de verba ao clube referente a Lei de Incentivo aos Esportes, além de outras 28 empresas parceiras.
Foram convidadas aproximadamente 200 pessoas entre membros da nova e da antiga diretoria, conselheiros do Franca Basquete, parceiros, associados e imprensa. Todos receberam convites individuais. Primeiro haverá um cerimonial com pronunciamentos dos diretores e de parceiros e logo em seguida um coquetel de comemoração.
Compõem a nova diretoria Luis Carlos Teixeira (presidente), Paulo Nocera Alves (vice), Gabriel Rinaldi (diretor financeiro), Ângelo Chieregato (2º diretor financeiro) e Paulo Faleiros (diretor técnico). Teixeira, Paulo Nocera e Paulo Faleiros integravam a diretoria passada, que respondeu pelo clube até segunda-feira, dia 31 de maio. Em novos cargos, eles assumem o comando do clube francano pelo biênio 2010/2012.
Fernando Penna é o primeiro contratado do Vivo/Franca
Publicada dia: 11/06/2010
Jogador nasceu em Franca e quer conquistar aqui seu primeiro importante título
A diretoria do Franca Basquetebol Clube anunciou nesta quinta-feira, dia 10 de junho, a primeira contratação do Vivo/Franca. O armador Fernando Penna é o primeiro nome da lista tão aguardada. Natural de Franca, Penna se diz honrado em voltar para o time da casa e espera conquistar aqui seu primeiro grande título. Há aproximadamente 10 dias foi feito o primeiro contato com o atleta e recentemente a contratação foi fechada. “É com imenso carinho e orgulho que volto à cidade que tanto me acolheu. Me sinto honrado e feliz por estar de volta”, disse.
Fernando Feres Penna, hoje com 26 anos, começou a jogar basquete com 12 anos na Clínica Francana e aos 17 passou a jogar pela ASPA (Associação de Pais e Amigos do Franca Basquete). Um ano depois já integrava a equipe juvenil do Franca Basquete e por um ano esteve à frente da equipe adulta. Depois se mudou da cidade. Defendeu por dois anos a camisa do Rio Claro e por três temporadas jogou no Paulistano.
Penna já pensava em fazer do basquete a sua profissão, o que não é difícil quando se nasce na Capital do Basquete Masculino. “Criança que nasce aqui é privilégio. Tive muito apoio da cidade, lugar onde a comunidade respira e entende o esporte. Sem falar na torcida, que é tudo o que as pessoas dizem em dobro”, completa. Durante toda sua trajetória se lembra de ter conquistado dois títulos na categoria de base: foi campeão Juvenil e campeão de uma das edições dos Jogos Abertos. O Vivo/Franca, ao contrário, é o time com o maior número de títulos da história do basquetebol brasileiro. São 24 pelo Campeonato Paulista (11 vezes campeão e 13 vice), 17 Brasileiros (10 vezes campeão e 13 vice), um pela Super Copa de Basquete, 11 títulos Sulamericanos ( 6 vezes campeão e 5 vice), cinco Panamericanos (4 vezes campeão e 1 vice) e dois Mundiais (2 vezes vice campeão). “Acredito que este tempo fora da cidade me ajudou muito, conquistei uma bagagem importante. Estou mais experiente, sou um jogador mais maduro, mas ainda não tenho títulos grandes. Vim para Franca em busca disso. Vou jogar com este objetivo”.
Mesmo sem títulos, Fernando Penna é um jogador com um histórico invejável. Ele foi o 19º atleta mais eficiente do NBB (Novo Basquete Brasil) 2009/2010 com uma média de eficiência de 16.85 por jogo. Foi considerado ainda o 3º melhor assistente do campeonato com quase seis lances por partida. Ficou em 8º lugar na categoria ‘bola recuperada’ e foi o 7º jogador do Brasileiro com a maior média de minutos em quadra. Penna foi também o primeiro e o único jogador que anotou um triplo-duplo na história do NBB com 23 pontos, 10 rebotes e 11 assistências. Suas principais médias na segunda edição deste campeonato foram: 11.75 pontos/jogo, 4.65 rebotes/jogo, 5.8 assistências/jogo e 1.85 bolas roubadas/jogo.
A nova diretoria do FBC, empossada no último dia 2, espera que a contratação seja marcada pelo sucesso e deseja boas vindas ao jogador. “É com a mesma alegria que fazemos este primeiro anúncio de contratação. Espero que ele venha somar e que juntos conquistemos, de fato, vitórias memoráveis”, disse o presidente Luis Carlos Teixeira.
Márcio renova contrato
Publicada dia: 11/06/2010
O ala já defendeu o clube por sete temporadas e promete continuar surpreendendo
Pelo sétimo ano o ala Márcio Dornelles defenderá a camisa do Vivo/Franca (time que conta com o co-patrocínio da empresa Amazonas e da Prefeitura de Franca por meio da FEAC (Fundação de Esporte, Arte e Cultura). A novidade foi divulgada esta tarde, dia 10 de junho, pela diretoria do Franca Basquetebol Clube e, com certeza, vai criar expectativa naqueles que esperam uma temporada ainda melhor para o time - que encerrou o Novo Basquete Brasil como o terceiro melhor time do país.
Apesar de ter crescido muito nos jogos finais do Campeonato Brasileiro e ter conquistado duas posições importantes na tabela estatística do NBB (foi o 17º cestinha e um dos 15 melhores pontuadores nas cestas de dois pontos), Márcio já era destaque no cenário do basquete. No Franca foi Campeão Brasileiro, Campeão Paulista e Campeão Sulamericano. “Desse último me lembro bem. Foi em 1999 contra o Vasco. O time deles era forte, mas vencemos. Foi uma vitória e tanto”, disse.
Sua carreira começou no vôlei, mas com muita simplicidade Márcio conquistou seu espaço no basquetebol. Não é a toa que aos 34 anos, a lista de clubes por onde passou é extensa. Natural de Porto Alegre, ele começou no Sogipa e depois foi para Jales, onde jogou por três anos. Defendeu ainda o Corinthians, Ribeirão Preto e veio parar na Capital do Basquete. Depois de três temporadas em Franca, Márcio deixou a cidade. Jogou então em Uberlândia, Minas, Campos dos Goitacazes, Ulbra e Rio Claro. Aproximadamente sete anos depois voltou para Franca, hoje cidade natal do seu filho Vithor de nove meses.
“Meus amigos estão aqui, minha família já se adaptou e gosto da cidade. A minha permanência no time é um ponto positivo. É indício de que o trabalho foi bem feito. Abri mão de algumas propostas por acreditar no trabalho de Franca e particularmente do Hélio, o técnico que sempre confiou no meu desempenho e me deu a chance de jogar na Seleção. Estou feliz e querendo muito mais vitórias”.
Pela seleção, Márcio jogou o Sulamericano, o Panamericano e a Copa América, sendo campeão Pan e Sulamericano e vice da Copa América. “Quem sabe eu não alcanço o Rogério. Estou tentando”, encerra Márcio aos risos, ao se referir ao companheiro que já tem 10 anos de Franca e quase 14 mil pontos convertidos pela equipe.
Rogério também permanece no Vivo/Franca
Publicada dia: 11/06/2010
Jogador vai em busca dos 14 mil pontos pelo clube
Mais um nome foi anunciado hoje, dia 11 de junho, pela diretoria do Franca Basquetebol Clube. Rogério é o novo atleta confirmado para 2010/2011 no time liderado pelo técnico Hélio Rubens.
A temporada que passou marcou história na vida do jogador e na do time, fator que contribuiu muito para a renovação do contrato. No dia 25 de abril, o ala completou 10 anos de história no Franca Basquete somando nessa década 13.796 pontos. Elogiado pelo seu vigor físico e pelo rendimento técnico invejável, Rogério, aos 39 anos, não pensa em abandonar o esporte.
Até hoje, Rogério representou o time em mais de 700 jogos, sendo que por quase 300 vezes comemorou o título de cestinha do time. O ala é ainda, segundo o Território LNB (blog oficial da Liga Nacional de Basquete), o recordista de participações, títulos, pontos, vitórias e minutos em quadra na história do Campeonato Nacional. Pela Liga Nacional de Basquete, Rogério Klafke foi considerado o 9º atleta que por mais tempo permaneceu em quadra durante as partidas do último NBB (Novo Basquete Brasil). Em 33 jogos, Rogério somou quase 18 horas em ação, uma média de 31,61 minutos por confronto.
Depois que estreou no clube francano, o atleta jogou quatro temporadas no Vasco, uma no Universo Ajax, em Goiânia, e nos dois anos seguintes atuou no time de Uberlândia. Ao longo de seus 21 anos de carreira jogou também no Sogipa (RS) ao lado de Márcio Dornelles, Monte Líbano (SP) e Jales (SP). Pela Seleção Brasileira foram 121 confrontos.
Benite está garantido para a próxima temporada
Publicada dia: 12/06/2010
Convocado para se apresentar à Seleção Brasileira dia 24 de junho e disputar três amistosos internacionais e o Sulamericano, Vitor Benite, ala/armador do Vivo/Franca, continua na equipe para a próxima temporada. A atleta havia assinado um contrato de dois anos no início do ano passado, uma aposta da diretoria anterior que rendeu frutos.
A notícia da Seleção veio na manhã do dia 30 de maio, data em que o atleta ficou sabendo que terá a chance de jogar representando o Brasil nas partidas contra o Uruguai, que acontece dias 9 e 10 de julho, em outras na Venezuela, marcada para os dias 22 e 23 do mesmo mês, no esperado Sulamericano, que acontece entre os dias 26 a 31 e, por fim, no confronto na Argentina agendado para os dias 2, 3, 4 e 5 de agosto. E isso não é tudo. Se ele tiver bom rendimento durante estas disputas, pode ainda ser selecionado para jogar o 16º Campeonato Mundial que acontecerá na Turquia de 28 de agosto a 12 de setembro de 2010.
No Vivo/Franca Benite continuará pelo segundo ano consecutivo defendendo a camisa 8 do time ao lado dos companheiros Rogério e Marcio Dornelles, cujos contratos também já foram renovados pela diretoria do Franca Basquetebol Clube, e ao lado também do, até então rival, Fernando Penna – jogador que defendia a equipe do Paulistano na última temporada e foi recém contratado pelo Franca Basquete.
Natural de Jundiaí, Vitor Alves Benite tem 1 metro e 90 centímetros de altura e apenas 20 anos. Com boas médias em fundamentos diferentes como pontos e assistências, ele tem se destacado também pelo seu amadurecimento técnico. Prova disso, foi o fato de ter sido um dos três indicados pela Liga Nacional de Basquete como jogador que mais evoluiu na competição nacional. Benite também foi indicado pelos técnicos do NBB (Novo Basquete Brasil), ao lado do jogador André, do Joinville, e de Nezinho, do campeão Universo, o melhor Sexto Homem da competição.
Dedé promete velocidade ao time francano
Publicada dia: 17/06/2010
O ala Dedé, atleta que defendeu a camisa do Paulistano nas últimas três temporadas, é o novo reforço do Vivo/Franca. A diretoria anunciou hoje, dia 16 de junho, sua contratação que, segundo André, já estava em negociação há anos. O atleta está animado e garante ter vindo para a Capital do Basquete na sua melhor fase. “Já tem um tempo que a gente conversa, mas acho que estou indo para o Franca Basquete na melhor fase da minha carreira e da minha vida. Estou mais maduro, mais experiente. Estou bastante satisfeito, acho que vai ser uma ótima experiência”, disse.
Dedé , que hoje tem 25 anos, começou a jogar basquete aos 10 no Clube Banespa em São Paulo, cidade onde nasceu. Depois ele defendeu a camisa do Esporte Clube Sírio, também na capital paulista. Voltou para o Banespa por dois anos e se mudou para Araraquara, onde começou a jogar profissionalmente no Uniara. Depois de seis anos, ele foi para o Paulistano. “Não passei por muitas equipes. Sempre gostei de criar identidade, ficar mais tempo nos clubes e conhecer tudo. Foi assim no Uniara e no Paulistano, time que tenho muito carinho”, confessou Dedé - que terá na equipe um ex-companheiro do time da capital. Fernando Penna também foi contratado pelo VIVO/Franca.
Entre as categorias de base e adulta, Dedé já conquistou alguns títulos importantes. Foi Bicampeão juvenil pelo Campeonato Estadual, Vice-Campeão Sulamericano Sub-21, Vice-Campeão Paulista e Vice-Campeão Brasileiro. Atualmente ele se prepara para representar o Brasil em três amistosos internacionais e no Sulamericano. Outro jogador do Vivo/Franca, Vitor Benite, também foi convocado para este desafio. Ambos se apresentam à Seleção Brasileira na próxima quinta-feira, dia 24.
Afirmando que tem características de um lateral com bom volume de jogo ofensivo, Dedé acha que tecnicamente poderá contribuir com o Vivo/Franca em lances de velocidade, de transição rápida. “Sou muito explosivo no contra-ataque. Acho que porque sou alto, sou rápido. Isso pode beneficiar a equipe”, completa.
Mas deixando de lado a parte tática, Dedé se diz ansioso para jogar em Franca e estar a favor da torcida da cidade. Depois de sete anos ao lado do técnico que liderou o Paulistano, João Marcelo, André também espera poder aprender com Hélio Rubens, técnico do Vivo/Franca e antigo professor de Marcelo. “Nesse tempo que convivi com ele pude perceber que a emoção e a vontade de ganhar o jogo são fortes e vejo essa energia no Hélio; quando ele fala com os jogadores, quando assiste aos jogos. Tenho certeza que foi com o Hélio Rubens que o João Marcelo aprendeu isso e tenho certeza também que vou encontrar isso em Franca. Vou de peito aberto esperando tudo de bom”, encerra Dedé.
fotos: Renato Faria assessor de marketing do Vivo/Franca Basquete.
A torcida ainda aguarda o anúncio da renovação dos jogadores Helinho e Ricardo Probst. Bem como a confirmação das contratações dos jogadores Willian Druddi e Maurice Spillers (nomes citados na comunidade do Vivo/Franca Basquete como possíveis reforços). "Todo e qualquer anúncio feito fora do site oficial do Vivo/Franca Basquete não tem nenhum valor oficial, é meramente especulativo." esclareceu a assessoria de imprensa do clube.
Nós torcedores apaixonados aguardamos anciosos as novas contratações e as renovações com nossos ídolos e aguardamos também a confirmação de Franca como uma das sedes da Liga Sulamericana, já que a participação da equipe foi confirmada na noite de ontem.
Parabéns a nova diretoria, sejam bem vindos novos jogadores e renovados... aguardamos anciosos a estréia de vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário