Free CursorsMyspace LayoutsMyspace Comments
-->

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Seleção Natural segundo a NBB

Postagem escrita na temporada do NBB 2011/2012 e que nunca foi no ar. E vivenciando a mesma realidade um ano depois... Bora colocá-la no "ar".


Seleção natural é um processo da evolução proposto por Charles Darwin para explicar a adaptação e especialização dos seres vivos.
É notório aos fãs do basquete a evolução trazida pela criação da NBB. Os times de ponta se tornaram "batíveis" e os times pequenos se tornaram fortes candidatos a beliscar uma vaga nos playoffs. Hoje no Brasil não existe time imbatível. Todos os times nessa 4ª edição do NBB já sofreram alguma derrota. Além disso, também temos relatos de jogos acirradíssimos entre os dinossauros e os baby dinos. Bem como lindas partidas entre times de grande tradição e outros de tradição repentina. Em alguns momentos surgiram times, que fizeram excelentes partidas, mas tiveram seu brilho apagado como uma estrela cadente. Outros ainda perigam se retirar do cenário nacional por falta de patrocínios e incentivos tanto da Liga, como do governo e de empresas privadas.
Todos acompanhamos com esperança a populartização do Basquete no Brasil. A rede Globo acenando a possibilidade de incluir nosso tão amado esporte na grade da programação da lider de audiência...
A seleção conquistando uma vaga para as Olimpíadas demonstrando que o Brasil ainda tem força nessa modalidade.
Tudo muito lindo, muito esperançoso não fosse por um mero detalhe.
Quando da criação da NBB, houve a especulação da criação de uma espécie de sindicato de jogadores e árbitros. Não sei se isso se efetivou e caso tenha saído do papel, só posso dizer que foi a MAIOR merda de sindicato já criado na história do mundo!
Ano a ano temos visto a evolução do basquete, com a popularização da internet e das tvs a cabo, todos passaram a acompanhar mais de perto o nível do basquete jogado na NBA e na Euroliga. Evolução essa que esbarra apenas aqui no Brasil, onde para um jogador estrangeiro poder jogar, precisa de visto de trabalho, que funciona mais ou menos assim: No País de origem ele pega um atestado de antecedentes criminais, tira o visto de turista e vem pro Brasil. Chegando aqui, pega um outro avião, busão ou carro, atravessa a fronteira com o Paraguai e tira um novo visto de trabalho. Ai eu perguntei pq o jogador já não vem com o tal visto e fui informada que em outros Paises o tal visto de trabalho pode levar mais de 1 mês para ser liberado. É demais pra minha cabeça loira...
Além dessa burocracia, esbarramos em "máfias", verdadeiras "quadrilhas" que manipulam a escala de arbitragem e mesa para favorecer amigos, parentes... mas que continuam promovendo cursos de especialização, tirando muita grana de pessoas inocentes e não dando a menor perspectiva de trabalhar, uma unica vez que seja como árbitro ou mesário. Muitos vão dizer... é recalque da parte dela, pq eu fui uma das inocentes que gastou uma boa grana fazendo o curso da FPB e que nunca fui sequer informada de exames, reuniões e ser escalada??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....
Voltemos ao foco da conversa...
Ano após ano o basquete evolui. Os jogadores, técnicos evoluem. A mídia evolui. A única coisa que fica parada, estagnada no tempo são nossos mesários e nossos árbitros.

Que atire a primeira pedra quem nunca viu um árbitro/mesário/representante cometer um erro que prejudicou ou beneficiou um time. E não estou falando isso por conta do último jogo do meu Franca Basquete não. Falo como um todo! Sempre que posso vou a jogos fora, vejo pela Tv... E sinto vergonha de saber que esses cidadãos incapazes de serem imparciais levarão o nome do nosso País e do nosso tão amado esporte, para o exterior, fazendo que sejamos motivo de chacotas por quem mais entende de basquete no mundo.

Um comentário:

  1. E ainda querem achar ruim quando vem alguém da imprensa falar que a arbitragem está uma porcaria. Se eu contar inúmeros casos de arbitragem ruim até em jogo fácil....ficaria até amanhã e meu comentário seria longuíssimo demais!
    Você fala que a Mídia evolui, eu sei que todos evoluem...só que alguns para pior e outros pra melhor e alguns nem evoluem..e isso é fato, ainda mais quando se ouve mais de 1 rádio não sendo só do local.
    Muita coisa ainda tem que mudar na nossa Liga e isso é fato!Muita coisa MESMO, eu digo e ao começar pela a arbitragem que segue ruim e são sempre os mesmos. O Mesmo cara que opera um time acaba apitando o seguinte ou voltando a apitar.
    E cada time tem bronca com seu árbitro de gosto porque este árbitro acabou operando o time em jogo importante...e pior é que ainda se olha muito o lado da camisa, ou quem nunca viu a camisa do Flamengo fazer com que a arbitragem acabe pendendo pro lado deles. Acabam falando que o Uniceub Brasília tá nesse meio, só que não vejo tanto assim...até prejudicaram o Brasília já.
    E sem contar nos mesários que as vezes dormem no jogo em alguns jogos, e representantes acabam só sendo número por ali e sem contar os conchavos que tem né!
    Ótimo texto no qual sei que ele foi lá pra 2011, mas vale e recontra vale(como diriam em espanhol) para os dias de hoje!!
    Abraço Sheila!
    Igor(@igorsausmikat)
    meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com.br/ e no twitter @blogdoigor05 pra quem quiser acompanhar e apareça Sheila, vc tem estado muito sumida viu!!!

    ResponderExcluir