Hoje talvez eu seja um pouco dura nas coisas que irei postar, pois infelizmente essa semana não foi das melhores!!!
Meu assunto hoje será sobre PRECONCEITO.
De acordo com o dicionário, PRÉ+CONCEITO é:
• sm
Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados.
Opinião ou sentimento desfavorável, concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão.
Superstição que obriga a certos atos ou impede que eles se pratiquem.
Sociol Atitude emocionalmente condicionada, baseada em crença, opinião ou generalização, determinando simpatia ou antipatia para com indivíduos ou grupos. P. de classe: atitudes discriminatórias incondicionadas contra pessoas de outra classe social. P. racial: manifestação hostil ou desprezo contra indivíduos ou povos de outras raças. P. religioso: intolerância manifesta contra indivíduos ou grupos que seguem outras religiões.
Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados.
Opinião ou sentimento desfavorável, concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão.
Superstição que obriga a certos atos ou impede que eles se pratiquem.
Sociol Atitude emocionalmente condicionada, baseada em crença, opinião ou generalização, determinando simpatia ou antipatia para com indivíduos ou grupos. P. de classe: atitudes discriminatórias incondicionadas contra pessoas de outra classe social. P. racial: manifestação hostil ou desprezo contra indivíduos ou povos de outras raças. P. religioso: intolerância manifesta contra indivíduos ou grupos que seguem outras religiões.
Infelizmente a grande maioria das pessoas julgam pelo porte físico, cor da pele, opções de vida, gostos entre outras coisas. E nesse julgamento são cruéis, duros e nos machucam sem dó nem piedade.
Não sei se alguém aqui já foi vítima de preconceito, mas eu já. A sociedade impõe que sejamos barbies, que mulher bonita é mulher magra, que pra ser feliz a mulher tem que ser perfeita aos olhos dos padrões, aos olhos da sociedade e o pior, aos olhos dos homens. E esses são os mais cruéis os que mais nos machucam, quer dizer, pelo menos a mim, pois muitas vezes já me senti usada. Enquanto ta escondido, tudo bem, quando queremos algo mais, logo somem e reaparecem depois de algum tempo e, namorando outras e magrinhas.
Presenciei essa semana um episódio de preconceito racial. Nunca tinha visto ninguém perto de mim viver isso. Fiquei chocada, revoltada. E mais revoltada ainda foi com o meu amigo ser passivo e deixar de lado. Use a lei que está aí para acabar com essa palhaçada. Até quando vão deixar isso acontecer? Aos poucos que as coisas mudam, mas como sempre digo, precisamos dar o primeiro passo pra que tudo aconteça.
Como todos que fazem parte desse blog e aqueles que nos visitam com frequência sabem, sou apaixonada por basquete. E talvez por ter dentro de mim esse sentimento e estar presente sempre(atualmente), seja jogos, seja treinos, seja excursões, somos taxadas de MARIA BASQUETEIRAS, pois esporte em si, é um universo masculino, na visão dos homens. E, quando invadimos esses espaços, eles nos julgam vulgares, que estamos indo pra arrumar homens, pra nos insinuar ou até mesmo para "ALIVIAR TENSÕES".
Se não conseguimos mudar esse tipo de pensamento que não é tão grave, como conseguiremos mudar opiniões sobre assuntos polêmicos como Racismo, Homossexualismo, entre outros?
A vida é tão simples, mas infelizmente, nós, seres humanos, temos o dom de dificultar tudo. Vamos viver pra ser feliz, pois é pra isso que nascemos. Complicar pra que? Vamos apenas colorir nossos dias.
Boa semana a todos...
Beijo
Não sei se todas aqui do blog sabem... mas eu tb fui vitima de preconceito. Considerava todos ali da TDI como meus amigos e esses no momento em que eu mais precisei, qdo "outros" começaram a me rotular por gostar e participar tanto da vida do Franca Basquete, viraram as costas pra mim e hj ajem como se nada tivesse acontecido! Se ser Maria Basqueteira é defender seu time com unhas e dentes, tirar dinheiro do nada pra acompanhar seja aqui ou fora, perder um precioso tempo correndo atrás de ônibus, brindes, ingressos... Eu me orgulho de dizer: SOU MARIA BASQUETEIRA SIM! E PÕE ORGULHO NISSO!!!
ResponderExcluirQto ao outro preconceito q vc sofre sobre ser, digamos, mais acolchoadas q as outras Thais... eu tb passo por isso, só q chegou num ponto q não dá mais... to cansada de sair com o cara na "moita" e nas vistas ele exibir a barbie dele... to cansada de ser ponto de referência (ta vendo a gordinha de rosa?), não sou gorda pq quero! Aliás o q eu contei ai em cima influenciou muito no meu ganho de peso! Uma pessoa infeliz tende a fugir por qualquer lugar, e a minha fuga foi a comida! Já tentei de tudo pra emagrecer, mas nada adiantou, pq??? Qdo a cabeça ta ruim quem padece é o corpo!
Espero q um dia as pessoas nos vejam como somos, fora desse corpo q "carregamos"! Aliás espero q um dia os critérios caiam e q tudo volte a ser como na renascença! Mulher bonita era mulher com CURVAS! não essas tábuas de passar roupa!
Beijos
"Mulher bonita era mulher com CURVAS! não essas tábuas de passar roupa!By: Sheila"
ResponderExcluirKkkkkkkkkkkkkkkkkkk...Adoreeeiii!!
Eh complicado msm...e triste!! O Brasil é um pais no qual não deveria ter de especie alguma preconceito racial!! Somos a mistura das raças!!Isso eh inaceitável!!
Sobre os padrões de beleza eu ja vi coisas horrorosas sobre isso!! Fizemos um trabalho na facul sobre até onde (e seus efeitos) as mulheres são capazes de ir pela beleza estipulada pela midia!! Vi coisas horriveis! =/
Eu sofro preconceito tbm...Faço uma faculdade onde infelismente ainda eh dominada por homens( mais ja esta mudando) amooo jogar futsal...o povo tem mania de pensar que td mulher que gosta de futsal/futebol eh lésbica!! É complicado! Nós mulheres sofremos muitos tipos de preconceito,isso machuca!Mais pelo menos comigo,ajuda a mi tornar uma mulher mais forte!
Ps:Esse negocio de Maria Basqueteira eh o pior...E o mais pior ainda, eh que pessoas da nossa propria torcida dizem isso!!
Ta na hora de tds acordarem e ver que o Brasil não eh Branco...Que pra mulher ser bonita não precisa ser barbie... Que o fato das mulheres gostarem,jogarem ou apitarem algum tipo de esporte não muda em nd a sexualidade dela e não a transforma eh Marias da vida!!
Bom, depois de algum tempo lendo e relendo as conversas de vocês garotas, resolvi hoje postar.
ResponderExcluirDemorei a ver aqui sua postagem sobre preconceito Thaís, e vendo também palavras da Sheila e Keel, concordo plenamente com tudo o que disseram. Não sei se ainda tem algo que possa aumentar do que foi dito. Seria repetitivo se expusesse meu ponto de vista.
Mas sou otimista e quero torcer muito pra que nosso povo brasileiro se dê conta daquilo que realmente é valioso pra suas vidas. Bom, pelo que imagino é viver de braços abertos pra todos os povos, independente de sua origem, de sua classe social, de sua opção sexual, da sua escolha de vida, de suas "formas" ou tamanhos em cima de uma balança.
PS: não gosto de tábua não =P huashuashuhushushuhus
Meninas, parabéns pelo Blog de vocês que está muito bem organizado. Beijos a todas.
Finalmente alguém q não as mulheres deram o ar da sua graça aqui nesse blog!!! Seja muito bem vindo Bazalha e comente sempre!!!
ResponderExcluirEstaremos anciosas pelos seus comentários sempre pertinentes sobre basquete e comportamento!!!