Free CursorsMyspace LayoutsMyspace Comments
-->

segunda-feira, 7 de março de 2011

O Carnaval

Semana de carnaval e o resultado é: CHUVA!!!! Pois é meus amigos foliões, São Pedro não contribuiu com a festa... quero dizer, contribuiu muito mais do que vocês gostariam, não é mesmo?

É uma pena ver que as comemorações não puderam ser tão agitadas e até mesmo apresentadas como a maioria esperava, creio que em todo o país a chuva acabou atrapalhando bastante a saída dos blocos carnavalescos para as passarelas. Porém, em que data esse povo brasileiro não faz um belo carnaval?

Muitos são adeptos às festas e muitos outros são totalmente contra. Existem ainda outros que ficam "em cima do muro", que não aprovam e nem desaprovam, de qualquer forma não é possível dizer quem tem razão ou quem leva vantagem nessa escolha. Aliás... sabemos bem o que é, ou de onde vem o carnaval que conhecemos hoje em dia ou apenas seguimos o que vemos, comemorando sem saber nem mesmo o quê? Vale dar uma lida no texto abaixo para conferir:

"A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres.

Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma.[4] Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.

O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.
No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual." - fonte: Wikipédia

Pois é amigos, defitivamente os tempos mudam.

2 comentários:

  1. "os tempos mudam"??? kkkkkkkkkkkkkkkkkk...

    Carnaval continua sendo a festa dos "prazeres da carne"... daqui 9 meses haverá um aumento significativo nos nascimentos pq o q teve de moça dando mais q "chuchu" na cerca não está escrito!
    Só torço para q seja apenas gravidez... pq dependendo de com quem foi o "carnaval" adquire-se um DSTzinha basica tb!
    Viva são Pedrooooooooooooooo!!!

    ResponderExcluir
  2. Sim Sheilita, "os tempos mudam". Hoje só tem esse "problema" após as festas quem quer tê-lo. Existem muitos, repito MUITOS métodos pra evitar, mas acham que a festa é putaria e vale tudo, não é?! Cada um planta o que colher =)

    E dá-lhe Pedrão!!!

    ResponderExcluir