
Meninas, me desculpem, mas como toda mãe, eu também sou coruja, por isso, vou postar aqui o meu mais nobre artigo, pois fiquei completamente P da vida quando li a reportagem do Estadão, há 2 anos atras. Minha indgnação foi tanta que me senti no direito e no dever de enviar uma resposta, e que isso valha para todos aqueles que são leigos ou estão chegando agora no mundo do basquete. A nossa TRADIÇÃO existe porque CONQUISTAMOS. Nada nos foi dado de mão beijada, tudo é obra do trabalho executado, do amor disponibilizado.
Segue aí, meu Bebê..kkk
"Senhores da Editoria de esportes desse conceituado jornal:-Para início de conversa, gostaria muito de saber o torna uma cidade capital de qualquer coisa que seja. Escrevo isso, porque no dia .........., à pg. .... desse matutino, deparei-me com a surpreendente, tendenciosa e apressada informação, atribuindo a Brasília o “status quo” de nova capital nacional do Basquete.Penso que pra um título assim, a cidade deve ter alguma tradição no esporte ou no que quer que o valha. E isto, definitivamente é coisa que Brasília não tem. A uma, porque está no cenário esportivo há apenas quatro anos e esta está sendo a primeira vez em que chega à uma final de um campeonato de nível nacional. A duas, porque não tem qualquer histórico de revelação de jogadores ou trabalho de categoria de base. A três, porque jamais foi utilizada como referência enquanto ESCOLA de basquete no Brasil.E enquanto isso:Franca!Apenas nessa última temporada chegou a quatro finais:Campeão da Hexagonal classificatória sul americana, Campeão Paulista, Vice-Campeão Sul-Americano e está na final do Nacional. São mais de cem títulos em nível estadual, nacional e internacional em mais de sessenta anos de história. São centenas de jogadores revelados, com passagens pela seleção brasileira, grandes clubes brasileiros e mesmo a NBA(vide Ânderson Varejão). Só nos times de ponta do último campeonato brasileiro encontramos diversos técnicos que começaram aqui.
Dizer que o time de Brasília é forte, que tem jogadores que fazem parte da Seleção Brasileira, e que saiu na frente na disputa pelo título é chover no molhado. Mas, isso nem de longe quer dizer que a capital dos brasileiros pode ser o novo pólo de um esporte centenário como o basquetebol. Muitas outras “capitais” já surgiram e desapareceram, algumas sem deixar saudade, como aconteceu, com o COC –RIBEIRÃO PRETO, que foi um dos grandes times do cenário nacional nos últimos anos, mas surgido no nada e tendo uma sobrevida artificial, bancada por empresários e empresas que apenas utilizam a cidade como uma sede de aluguel. Nos últimos vinte anos, surgiram timaços como o “Luart Lwarcel” de Lençóis Paulista/SP, o Clube de campo de Rio Claro/SP, o Corinthians Pony de Santa Cruz do Sul/RS, o Uberlândia, O CR Vasco da Gama/RJ, o Corinthians Paulista/SP que abriu e fechou se departamento de basquete várias vezes, e outros. Num passado mais distante, times como o E.C. Sírio/SP e o C.A. Monte Líbano/SP também fizeram alguma história, conquistando inclusive títulos mundiais. São cometas que aparecem e se desfazem. Quiçá Brasília permaneça no cenário por muito tempo. Quiçá se torne um dia referência no esporte. Mas vamos com calma. Os sessenta anos de tradição na manutenção ininterrupta de equipes competitivas na cidade de Franca não podem ser pisoteados de forma tão grotesca e infeliz como a da matéria posta em seu caderno de esportes.Que reavaliem seus conceitos a respeito desse tema, pois tradição não se apaga, muito menos se perde.
E a cidade de Franca, continua sim, sendo a Capital Nacional do Basquete Masculino, pois o time de Franca é um time vitorioso, de raça, que chega a essa final com a força de heróis, pois a maratona de jogos que teve de enfrentar, as outros times nunca saberão como é, nunca saberão como é jogar na superação, na vontade de vencer e de fazer a sua torcida feliz.Por isso UNIMED/FRANCA, tua torcida está com você, sempre, independente de resultados, porque para mim que assina esse desabafo e para aproximadamente 300 mil habitantes você É nossa Campeã, ainda que porventura em um tempo ou outro você não ESTEJA campeã, e isso nos dá mais vontade de torcer e embalar o NOSSO time de amor, e do coração nessa final.Autora: Thaís Helena Silva de Andrade"
27/06/2007
A notícia é um velha, de 2 anos, mas o tema sempre será atual.
Hahahahhahaaaa...Mais atual do que nunca...Limeira...A outra "capital do basquete",nomeada por alguns jornais ano passado quase entra em extinção tbm!!! Tema sempre atual msm!!
ResponderExcluirQuase nãooo!!! Limeira ta extinta!! Só base esse ano!!! Franca eterna capital do basquete masculino brasileirooo!!!
ResponderExcluirAeeeeeeeeeeeeeeee!!! E nós somos as mulheres da torcida deste time!!!
Aeeeeee tudoo que a sheilaa disse,assino embaixoo ahushauusa..e nós somos as mulheres da melhor torcidaaaa ahushaushua =D
ResponderExcluir